Skip to content

Ricardo Nascimento, histórias feitas de água, episódio 171

O convidado desta vez é o Ricardo Nascimento, realizador, cinematógrafo subaquático, fotógrafo, contador de histórias, mas acima de tudo um apaixonado pela água.

Eu não conhecia o Ricardo pessoalmente, mas desde o primeiro contacto online percebi que tínhamos de nos sentar e conversar, e desde esse primeiro momento foi fácil fluiu, como água (pun intended).

A história dele é a de alguém que foi descobrindo o seu caminho, experimentando, testando, e dessas experiências e testes foi percebendo o que queria e também o que não queria.

Engenhoso na sua abordagem às questões que o apaixonam e capaz de encontrar soluções para os desafios que têm surgido para conseguir levar para a frente os projectos que decide criar.

Começou por fotografar surf e bodyboard, chegou a ter fotos suas publicadas em revistas, mas foi quando encontrou o vídeo que percebeu que era aquilo que queria para si, como falámos na entrevista, o vídeo “era a sua cena”.

Juntamente com o seu amigo David Ochoa, fizeram um documentário sobre caça submarina, o “Água Negra”, e tomaram a decisão de forma rápida, quase impulsiva, uma semana depois de deciderem fazer o documentário tinham os bilhetes de avião comprados…

Esta parceria pareceu-me algo muito importante em todo o processo, a capacidade de, simultaneamente, se apoiarem e se desafiarem, foi sem dúvida peça chave para a concretização do projecto.

O Ricardo tem feito o que é preciso fazer para seguir aquilo que o entusiasma, estar dentro de água.

Falámos muito sobre saber o que é importante para cada pessoa e fazer por isso. Saber que muitas vezes estamos 80% do nosso tempo a trabalhar para aqueles 20% que são a nossa paixão, mas sabemos porque razão o estamos a fazer.

Adorei esta longa conversa com o Ricardo, espero que também gostem.

O instagram do Ricardo, aqui.

Dúvidas, comentários, sugestões, enviem para rui@falarcriativo.com.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.