Podcast: Play in new window | Download (52.2MB) | Embed
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
O convidado desta semana é o Rui Amador um amante das bicicletas que acredita que as duas rodas a pedal são um meio de transporte cheio de vantagens para as pessoas e para as cidades.
O Rui é uma das pessoas por trás da empresa Biciway, uma empresa portuguesa que desenvolve soluções de mobiliário urbano específico para bicicletas, tendo o seu produto Urbanfix ganho alguns prémios.
As grandes batalhas que uma empresa que está a começar e que quer inovar tem de travar, são a resistência à mudança, o comodismo de se manter as coisas como estão, e por outro lado o Estado que coloca dificuldades à produção de valor, em vez de ser uma alavanca para gerar ainda mais valor para as empresas e como consequência, para o próprio Estado.
Conheço o Rui há mais de vinte anos, e quando fui conhecer um projecto onde ele agora está envolvido, o Velocité Caffé, disse-lhe, “tu davas um bom entrevistado para o meu podcast”, ele concordou e acabou por ser uma conversa entre amigos.
O Velocité Caffé é um projecto engraçado onde se une um café e uma loja e oficina de bicicletas, um sítio muito agradável para se estar, onde a bicicleta é rainha.
Nesta conversa aprendi várias coisas, uma delas é a de que temos de ser nós a fazer as coisas, que ganhar prémios não é garante de apoios, que as mentalidades mudam devagar, mas que isso não pode ser impeditivo de acreditar e fazer para que as nossas ideias se tornem realidade.