Podcast: Play in new window | Download (33.9MB) | Embed
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
O convidado desta semana é o Ronaldo Costa, arquitecto brasileiro, que começou por ser amigo do meu irmão e tornou-se amigo da família, tendo até já passado um Natal connosco.
Quando conheci o Ronaldo, ele andava atentar ser reconhecido pela Ordem dos Arquitectos portuguesa. Relatou o facto, e esse relato chegou aos responsáveis no Brasil, e fez com que o processo de reconhecimento dos arquitectos portugueses no Brasil fosse revisto.
Questionei-o sobre o facto de o facilitar da entrada dos arquitectos portugueses no Brasil, aumentar a concorrência, ao que me respondeu, de forma clara: ” Quem tem medo da concorrência são os incompetentes.”
Quando lhe perguntei sobre o ser freelancer, adorei a expressão que usou, trabalhar por conta própria “é matar um leão todos os dias”. É algo que luto, pois neste momento tenho dificuldade em aventurar-me, tenho tido medo do leão. Mas se quero comer a carne, tenho de ir à caça.
O site do Ronaldo tem muito bom ar, funciona bem, e é uma bela montra para o trabalho que vem desenvolvendo, e tem tido retorno, pois já fez projectos no Senegal e em Moçambique.
A rotina diária de exercício, é algo que vejo em grandes “fazedores”, o Ronaldo às 6h da manhã está com o seu “segundo despertador” o personal trainer que o espera. O exercício tem essa dupla função de ser um laboratório para as dificuldades da vida, do esforço, além de nos tornar mais despertos e resistentes.
Vou recomeçar a práctica matinal da corrida, e daqui a um ano, a minha vida será certamente bem diferente.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.