Podcast: Play in new window | Download (62.0MB) | Embed
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
O convidado desta semana é o Nuno Paulino, ele faz canas de pesca costumizadas, e é nesta área uma das referências mundiais. As suas canas já foram capa da maior revista da especialidade, a RodMaker por seis vezes.
Fui ter com ele à sua loja e oficina em Setúbal, e não percebendo eu nada de pesca, quis sim perceber a sua mestria, o gosto que tem naquilo que faz.
Uma das coisas que percebi foi que embora não visível para o grande público, nós temos em Portugal valor para sermos considerados melhores do mundo em várias área, no entanto percebi também que a maior parte dos artistas e artesãos que temos, falham muito na auto-promoção.
Seria de esperar que um “melhor do mundo” vivesse facilmente desse seu grau de mestria, o que na verdade acontece é que o Nuno não consegue viver somente da costumização das canas. Como diz o artigo do Rodrigo Leitão, “Sair da Crise de Valor”, temos de parar de nos vendermos como marca branca, só assim conseguiremos sair da crise.
O Nuno chegou a ser treinado pelo José Mourinho no Vitória de Setúbal, algo que refere com orgulho, e uma vez que ele é o “special one” na costumização de canas de pesca, acho justo considerá-lo o “Mourinho das Canas de Pesca”!
Algo que o Nuno tem, e não são muitas pessoas a ter, é um gosto tão grande por aquilo que faz, que anseia todos os dias regressar às suas canas, ganhando menos financeiramente mas adorando todos os minutos do seu trabalho.
E sobre os portugueses fica isto da nossa conversa: “É da nossa natureza adaptarmo-nos às situações e sermos bons naquilo que fazemos.”
- O site do Nuno, aqui.