episódio 45 Ana Rita Queiroz

A convidada desta semana é a Ana Rita Queiroz, ela é marketeer, mais ligada ao lado digital, também faz webdesign, com bastante enfâse na parte das lojas online.

A Ana Rita entrou em contacto comigo depois de ouvir a entrevista com o Diogo Vilhena, alguém com quem está a trabalhar, para saber de que forma poderia ser entrevistada para partilhar um pouco da sua história e daquilo que ela faz.

Lá fiz uma pequena investigação para ver de que forma seria mais interessante esta questão das lojas online, e o facto de ter um plano de marketing, uma estratégia, em que as ferramentas digitais, as redes sociais, fazem parte de um plano maior, e não um fim em si mesmo.

Após a criação de uma loja ou de um site, é importante, perceber quem visita, quem compra, o que compra, quantas visitas fez até comprar, etc, e dessa forma potenciar o canal de vendas que é a internet. As redes sociais por si só não vendem, ajudam sim a criar relações que poderão resultar em vendas se o trabalho for bem feito, e for essa a intenção.

Eu admito que gostava de ter uma fonte de rendimento web, pelo facto de poder estar longe de casa, e mesmo assim processar vendas e pagamentos, agrada-me a liberdade que um negócio digital permite.

O percurso da Ana Rita não é linear, não existiram certezas desde o momento de arranque, e o sítio onde se encontra nesta altura é o resultado de váriascoisas que foram acontecendo ao longo da sua vida, e que incluem processos de desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento que são a base para chegarmos mais longe.

A importância de entender aquilo que o cliente pretende, sem por vezes saberem explicar o que é, tem sido uma das ferramentas que a Ana Rita consegue usar de forma eficaz, pois como me disse na troca inicial de mensagens, o importante são as pessoas.