Susana-Martins-blog

episódio 92 – Susana Martins

A convidada desta semana é a Susana Martins, fotógrafa sub-aquática e também fora de água, criadora de uma marca de t-shirts, a Grow Gills, relacionada com mergulho, tudo isto no seu tempo livre, pois o seu emprego é ser analista.

O conheço a Susana há muitos anos, tal como a irmã, a anterior convidada Rita Martins, é prima de uma grande amiga minha, porém não tinha a noção da profissão dela, vou sim acompanhando os projectos que faz para além do seu emprego, pois são esses que ela partilha no Facebook.

Eu já andei com ideias de lançar uma marca de t-shirts, e na altura conversei com a Susana, que tinha lançado havia pouco tempo a Grow Gills, e apercebi-me que não é só imprimir umas camisolas e começar a vender.

Comecei a acompanhar com interesse as fotografias sub-aquáticas que ela ia partilhando, e chamou-me à atenção ainda mais o facto de uma fotografia dela ter feito parte de uma exposição no Smithsonian, e tempos mais tarde fez uma exposição de fotografia e publicou um livro, também de fotografia.

Eu achei que teria de falar com ela, para perceber um pouco melhor, como se faz tanta coisa, e porque é que se faz tanta coisa.

Eu sou daquelas pessoas que achava que só a tempo inteiro se consegue fazer alguma coisa, porém começo a encontrar exemplos atrás de exemplos, de pessoas que gota a gota, ou grão a grão, conseguem realizar os mais variados projectos.

Vejo também por mim que mesmo no tempo inteiro, é o comparecer todos os dias, ou com a regularidade que conseguirmos, que produz resultados, é a consistência, mais do que o tempo só por si.

Por vezes apetece-me andar a saltar de projecto em projecto, deixando uns começados, outros por acabar, mas é até a atitude de dizer presente que faz com que os projectos cheguem a bom porto.

A Susana também gosta de muita coisa, e claro que gostaria de mergulhar de cabeça nos projectos, mas isso não a impede de ir navegando serenamente nas coisa que a entusiasmam um pouco de cada vez, com a segurança que o emprego lhe traz, mas sempre com a motivação que cada dia, cada hora que investe, a deixam mais perto de onde quer chegar.