Skip to content

episódio 119, André Lourenço

O convidado desta semana é o André Lourenço, entre outras coisas, fundador do THU, Trojan Horse was an Unicorn.

O que é o THU?

O THU é um evento para artistas digitais, isso não será algo de inovador, mas a filosofia por trás do evento é, de tal forma que já começaram a surgir eventos “á lá THU” por esse mundo fora.

O André foi-me sugerido pelo José Alves da Silva, convidado 27, por duas vezes, uma quando o entrevistei em 2014, e outra mais recentemente. Confesso que da primeira vez tive alguma curiosidade, mas não dei seguimento à coisa, não entrei em contacto com o André, não consigo explicar porquê, mas agora fez-se luz, e fez tudo o sentido, e sinto que o entrevistei na altura certa.

O THU está numa altura madura, e já é referência, e o André também ele está mais tranquilo e em paz.

Com 27 anos o André tinha uma dívida gigantesca, estava falido, voltou para casa dos pais, e teve de refazer tudo não a partir do zero, mas a partir de negativos.

O que ele fez de diferente de muitos empresários com dívidas, foi que não fugiu às suas responsabilidades, e quis honrar os compromissos assumidos. Quando lhe perguntei qual a motivação para se levantar após tão grande tombo, respondeu-me, que a motivação era pagar as dívidas e limpar o seu nome.

A entrevista é longa, mas sinto que para percebermos o André e o sucesso do THU, era essencial enquadrar o percurso, as mudanças de mindset, a evolução e o crescimento dele como pessoa, e de que forma isso se reflecte na maneira como encara os desafios que tão grande evento acarreta.

Falamos de que somos muitas vezes a maior barreira entre o queremos, e o que obtemos, arranjamos desculpas, seja o facto de sermos portugueses, seja não termos os conhecimentos certos. O falhar, a relação entre estar preparado para o que pode correr mal, a coragem de assumir erros, o retirar o ego da frente, e ter a inteligência emocional de perceber os outros, o que os motiva, e de que forma se mudam mentalidades.

O THU é um evento que tem tudo a ver com o Falar Criativo, é um evento que tenta mostrar que as dúvidas e as inseguranças, são constantes, mesmo entre aqueles que já estão nos patamares mais altos, e que tenta passar a mensagem na primeira pessoa, através daqueles que todos os dias lutam para mostrar as suas ideias, a sua arte.

Gostei muito de conhecer o André, e tenho a certeza que através de pessoas como ele, nós portugueses podemos mais uma vez dar novos mundos ao mundo, nem que seja numa maneira mais humana de fazer eventos.

 

 

 

3 Comments

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.