episódio 29 Pedro Albuquerque

O convidado desta semana é o Pedro Albuquerque, designer, que me me foi sugerido por um membro da comunidade falar criativo, o Rafael Martins, e ainda bem que o fez pois foi um enorme prazer conhecer e falar com o Pedro.

A conversa foi fácil, o Pedro gosta de conversar e tem coisas para dizer. Falámos de uma questão que tenho muito interesse, a questão das marcas, das pessoas como marcas, também abordámos o tema da marca Portugal e de algumas ideias que o Pedro tem sobre isso.

Dentro de este assunto o Pedro partilhou algo que ele já percebeu e que eu achei bastante interessante, que é o facto de as marcas serem compostas por pessoas que elas próprias são marcas com características próprias, e que mudar uma marca é algo muito difícil se as marcas/pessoas que a constituem não se identificarem com o que algum estratega possa ter pensado para a imagem da marca.

O BOOX é um produto desenvolvido pelo Pedro, e que é na minha opinião genialmente simples e simplesmente genial, uma peça que permite que livros e revistas deixem de ser apenas lombadas numa estante, e se abram e revelem o que de belo têm dentro.

Neste aspecto dos produtos, o Pedro disse algo que retive e que sei que vou passar a pensar dessa maneira quando surgir a oportunidade de desenvolver algum produto, que é o facto de que o mais importante são as experiências, que o design deve ser acima de tudo o desenhar de uma experiência, e daí sim criar uma peça que nos permita vivê-la.

A conversa foi longa, mas nem demos pelo tempo passar pelo extremo interesse que tem aquilo que o Pedro partilhou.

Aconselho vivamente a visita ao site do Pedro, pois está cheio de informação interessante e que nos põem a pensar.

Leave a Reply