Podcast: Play in new window | Download (47.2MB) | Embed
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
O segundo convidado desta semana especial dedicada ao Muraliza, Festival de Arte Mural de Cascais, é o Nuno Palhas aka Third.
A entrevista foi pouco tempo depois da entrevista do João Samina, e eu estava com receio da minha capacidade de entrevistar não tivesse sido reposta, porém assim que começamos a falar, percebo que o Nuno tem muito para dizer, e eu muito para aprender com ele, e a coisa acaba por fluir bastante bem.
O percurso dele, como ele diz é pautado por diversas paixões, que tem em comum o desenho, sempre o desenho, que faz com que se divida entre a ilustração, a street art, a modelação 3D, o design têxtil, e mais coisas, caso lhe despertem o interesse.
Disse-me uma coisa que por vezes me esqueço, mas que é realmente uma verdade:
“Quando estamos no início de uma coisa vamos ser todos fracos.”
Quando começamos, se começarmos com essa mentalidade, que os prodígios e talentos naturais são muito raros, e que a maior parte daqueles que admiramos, também eles já foram medíocres, e que é a determinação e o trabalho continuado que fazem os grandes artistas.
A melhor promoção que se pode fazer do nosso trabalho, segundo o Nuno, é dando o máximo em tudo o que fazes, como dizia o Fernando Pessoa “Põe quanto és no mínimo que fazes”, e muitas vezes culpamos (eu sofro deste mal) factores externos para não estarmos onde gostaríamos de estar, mas se pusermos a mão na consciência, sabemos que não subimos todos os degraus necessários para lá chegar.
O Nuno, vive de e para a sua arte, aquilo que o faz feliz, e é com essa felicidade que vem tudo o resto.
Livros sugeridos
- Justin Bua.
- Subway Art.
- Logan, artista sevilhano.
- Colectivo francês 123Klan.
- Mel Ramos, e as suas Pinups.
[…] um jovem arquitecto como o Samina, mas do Porto como o Third, com o qual também partilha o facto de fazer parte do Colectivo […]