Skip to content

Joana Bértholo, o treino e a escrita, episódio 172

A convidada desta vez é a Joana Bértholo, escritora e dramaturga, a qual tomei contacto através do livro “O meu treinador”, livro esse onde a Joana fala da sua experiência como jovem atleta de competição, o seu desenvolvimento e as relações com os seus treinadores.

Alguns dos ouvintes saberão do meu interesse e envolvimento com o desporto jovem, através do meu trabalho como psicólogo estagiário no contexto desportivo em desporto de formação. por essa razão fiquei cheio de curiosidade de entender como poderia ter tido algum tipo de transferência para o seu processo criativo, algo que como é evidente me interessa bastante.

Sem criar grandes spoilers para quem vai ouvir o episódio, existem pontos de contacto entre os dois mundos, o do treino de alto rendimento e a escrita de livros.

A Joana foi muito generosa na forma como partilhou o seu percurso, a licenciatura em Design de Comunicação, o escrever do seu primeiro livro, o processo de pesquisa intenso que normalmente é a base dos seus livros, mas também o exercício que se propôs na escrita do seu livro “A História de Roma” onde conscientemente escolheu não fazer o mesmo processo de pesquisa dos livros anteriores.

Um episódio que levanta o véu do processo de escrita da Joana, olhando sempre para o paralelismo entre o objecto produzido e a pessoa que produz, pois dificilmente é separável o autor do seu processo e da sua obra.

Espero que gostem, e aguardo os vossos comentários em rui@falarcriativo.com.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.