episódio 35 André Leonardo

O convidado desta semana é o André Leonardo, um jovem aventureiro que decidiu dar a volta ao mundo para conhecer casos de empreendedorismo com realidades sociais, económicas e culturais diferentes para no fim transformar num livro, ao mesmo tempo que vai partilhando as histórias que encontra no seu blog .

O André muito cedo resolveu os seus problemas encontrando soluções criativas para os mesmos, desde vender flores do quintal dos seus pais para comprar pastilhas, até organizar conferências com pensadores nacionais e estrangeiros quando já era estudante universitário.

Algo que me impressionou no André foi a capacidade que tem de ver os obstáculos apenas como parte do caminho e não o fim do caminho que traçou. Entende as falhas, as recusas, como hipóteses de melhorar o “produto” que oferece, transformando as coisas negativas em modos positivos de fazer melhor.

O André tem por outro lado uma componente social muito importante pois adiciona valor àquilo que toca, ajudando a sua comunidade, seja ela a física na sua terra natal os Açores, seja em Portugal, como também a comunidade virtual de seguidores que pelo mundo fora, sendo um exemplo de alguém que não baixa os braços apesar das dificuldades.

O André não é nenhum super-herói, é sim alguém que entende que pode fazer mais do que aquilo que normalmente permitimos a nós próprios.

Ele não consegue voar, nem é mais rápido que uma locomotiva, mas consegue dar a volta ao mundo à procura de exemplos que motivam os outros a também fazer, e mostrar que, como ele diz, “O difícil é diferente do impossível”.

Leave a Reply